TV GC

Seis dicas para ajudar filhos que estão com notas baixas

Diálogo é primeiro passo para melhorar desempenho escolar no segundo semestre

Educação - 08/08/2012 15:28 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Para estudantes que obtiveram notas fracas no primeiro semestre do ano letivo, a volta às aulas após as férias de inverno é bom momento para melhorar o desempenho escolar — e o diálogo com a família conta muito.

— Geralmente, eles sabem onde falharam e o que precisam para melhorar. A família precisa estar presente neste processo — diz o diretor pedagógico do site Seu Professor, Gabriel Alexandre Costa.

Ele dá seis dicas para estimular e organizar os jovens no processo de aprendizado. Confira:

:: Acompanhe o desempenho do seu filho diariamente.

:: Confira os cadernos, as tarefas e procure saber se há alguma dificuldade em alguma disciplina. Quando o problema é pontual, fica mais fácil de resolver.

:: Crie uma rotina. Cada criança ou adolescente possui um ritmo próprio, mas é essencial que haja um momento diário de estudos fora da sala de aula. Deixe uma planilha de horário de estudos, previamente negociada com o seu filho, em um local visível da casa. ^

:: Ajude o seu filho a se organizar. Estimule o uso diário da agenda para que ele anote informações sobre trabalhos, provas e tarefas. 

:: Se ele apresenta dificuldades constantes, procure a escola do seu filho e verifique se ela oferece algum tipo de reforço escolar. Cerca de 30% dos alunos de uma sala de aula não conseguem absorver o assunto de uma aula de 50 minutos. 

:: Ajude o seu filho a recuperar o conteúdo não aprendido. Estimule-o a utilizar a internet como forma de aprender, em sites seguros que não ofereçam a chance de copiar o conteúdo, mas entendê-lo. 

:: Seja como um coach (treinador): motive seu filho e ajude-o a superar as dificuldades. Se, devido à falta de tempo, você não puder fazê-lo, passe a tarefa a um irmão mais velho, parente próximo ou, se for o caso, a um profissional específico.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.