TV GC

Eleitores de São João Batista simulam voto biométrico

Geral - 13/08/2012 17:54 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)
Os eleitores de São João Batista que votam nas seções 53, 54, 82, 96 e 107, que funcionam na Escola Reunida Catarina Deschamps Steffen e pertencem à 53ª Zona Eleitoral, atenderam o convite da Justiça Eleitoral e compareceram à votação simulada com urnas biométricas no último sábado (11).
 
A chefe de cartório da 53ª ZE, Rosiane de Souza, informou que esses eleitores foram conclamados tanto pelas emissoras de rádio como por carro de som. "Os eleitores já estão acostumados com o sistema, pois será a terceira eleição biométrica no município", afirmou.
 
Segundo ela, o teste serviu para verificar o funcionamento do sistema e iniciar o treinamento de 20 mesários, os quais se dividiram em grupos de quatro integrantes por seção e serão responsáveis em orientar os cidadãos na identificação por digital.
 
A chefe de cartório explicou que são feitas 12 tentativas de reconhecimento, três em cada dedo (polegares e indicadores). Caso o sistema não identifique o eleitor, o presidente da mesa utiliza a sua digital para liberar a urna. Assim, encerrada a votação, é possível checar quem liberou o acesso caso a urna seja auditada.

Pioneirismo em 2008

São João Batista possui 18.110 eleitores e continuará sendo o único município de Santa Catarina a utilizar a identificação digital em outubro. Em 2008 e 2010, as eleições também ocorreram com urnas biométricas. O município foi um dos três pioneiros no país no uso de urnas biométricas há quatro anos, ao lado de Colorado D'Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).
 
Nas Eleições 2012, eleitores de 299 municípios de 24 estados já votarão em urnas com leitor biométrico. Na região Sul, além de São João Batista, haverá esse tipo de equipamento em Balsa Nova (PR), Canoas (RS) e Curitiba (PR). Até o momento, apenas os estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não começaram a realizar o recadastramento biométrico.
 
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve o título eleitoral quando for votar, mesmo com o reconhecimento do sistema por digital, para localizar a seção onde vota. Assim, caso esqueça o número e não tenha o título à mão, terá de verificar isso com o cartório.
 
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.