TV GC

Santa Catarina tem 63 candidatos inaptos nos principais municípios

Maior número de impugnados ocorre em Florianópolis, com 28 políticos. Todos os políticos considerados inaptos são candidatos a vereador.

Política - 14/08/2012 15:28 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Nos principais municípios de Santa Catarina, 63 candidatos a vereador foram considerados inaptos pelo Supremo Tribunal Eleitoral. Juntas, as cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Lages e Chapecó possuem 1.414 candidatos a vereador para 114 vagas disponíveis. Os candidatos considerados inaptos não podem ser votados na urna eletrônica.

A capital do estado foi o município com mais candidatos inaptos: foram 28, seguido de Joinville, com 17. Blumenau teve um candidato inapto, sendo o menor número entre essas cidades. Lages teve sete e Criciúma e Chapecó tiveram cinco candidatos inaptos cada.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, esses candidatos se enquadram em algumas situações específicas. Há casos em que o próprio partido cancela a candidatura, em que o político tem seu registro cassado, em que o candidato faleceu, tendo seu registro cancelado quando o juízo eleitoral tem ciência da situação, em que o político não reuniu as condições necessárias ao registro, em que o juiz eleitoral não teve conhecimento do pedido de registro ou em que houve renúncia.

Os candidatos considerados aptos podem ser votados na urna eletrônica. Nessa categoria, há aqueles que entregaram todos os documentos corretamente e tiveram o pedido de registro avaliado pelo juiz eleitoral. Além desses, há candidatos que entraram com recursos e ainda precisam ser julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Segundo a assessoria do TRE-SC, são julgados de 15 a 20 processos por sessão do Tribunal. O dia 23 de agosto é o prazo final para a entrega ao Tribunal Superior Eleitoral da lista definitiva com os nomes de todos os candidatos que poderão ser votados no dia da eleição. Portanto, todos os processos precisam ser julgados até essa data.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.