TV GC

Governo Federal anuncia novas ferrovias para Santa Catarina

Governador participou de evento que anunciou investimentos, em Brasília. Dois trechos de malha ferroviária incluem territórios de Santa Catarina.

Geral - 15/08/2012 14:01 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

O Governo Federal anunciou na manhã desta quarta-feira (15), em Brasília, um investimento de R$ 133 bilhões, em rodovias e ferrovias no território brasileiro nos próximos anos. Entre os investimentos estão pelo menos 10 mil quilômetros de malha viária. Uma das ferrovia previstas é entre Maracaju, no Mato Grosso do Sul, e Mafra, em Santa Catarina. Outra malha ferroviária, que compreende o trecho entre São Paulo e Rio Grande (RS), também passa pelo território catarinense.

O evento iniciou por volta das 10h, no Palácio do Planalto. Esta é a primeira etapa do plano, que pretende ampliar e modernizar parte da infraestrutura de transportes do país.

Autoridades como o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a presidente da República, Dilma Rousseff, além do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ministro dos Transportes, Paulo Passos, participaram do evento.

Ferrovias em SC (Foto: Divulgação)
Uma das ferrovias previstas inicia em Maracaju (MS) e vai até a cidade de Mafra (SC) 

O mapa (veja imagem) traz todos os trechos em que a malha ferroviária será implementada no país, em especial o trecho que vai de Maracaju à cidade catarinense, passando pelo estado do Paraná.

De acordo com a presidenta da República, o objetivo do governo é beneficiar todos os setores da economia brasileira. "Nós queremos uma eficiência logística, com menor custo para quem produz, para quem paga impostos e, fundamentalmente, que assegure mais e melhores empregos", afirmou ela.

Para a presidenta, este é o início de uma nova etapa de desenvolvimento. "Estamos iniciando uma etapa da qual o país vai sair mais rico, mais forte, mais moderno e competitivo. Ela dará à nossa economia uma infraestrutura compatível como as necessidades e com o seu talento", disse.

De acordo com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, na primeira etapa, até fevereiro de 2013 devem ser feitos os estudos necessários. Já os editais devem ser lançados em março e as licitações no mês de maio.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.