TV GC

Conheça as vantagens e desvantagens de usar sabonetes íntimos

Produtos que facilitam a limpeza da vagina removem os resíduos acumulados no local e garante a higiene íntima, mas é preciso atenção

Ciência - 20/08/2012 14:14 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Lavar as partes íntimas usando sabonetes próprios parece ser a melhor opção para mantê-las limpinhas e saudáveis. A verdade é que isso é dispensável no dia a dia. Sua vagina não precisa de nada além de água. De acordo com a organização americana de pesquisas médico-hospitalares Mayo Clinic, a vagina libera uma combinação de fluidos e células que ajudam a eliminar substâncias infecciosas. Mas desde quando nos contentamos com o básico? Se você gosta de sabonetes, pois acha a sensação agradável, está absolvida. Desde que, claro, siga algumas orientações. "Não há problema em usar uma vez ao dia os sabonetes íntimos encontrados em farmácias ou os tradicionais, desde que somente na parte externa da vagina", diz o ginecologista Levon Badiglian Filho, do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. "Nunca lave a parte interna para não alterar a flora natural e favorecer o aparecimento de doenças. Enxague bastante", completa. Vale a pena redobrar os cuidados com a saúde privê, já que esses produtos mascaram odores incomuns - causados por infecções ou doenças sexualmente transmissíveis - que fariam você correr para o consultório. Passe longe das formulações com benzocaína, um anestésico local que pode provocar alergia e só deve ser vendido com receita médica. Produtos de higiene íntima seguem o padrão vaginal (de 3,5 a 4,5) e mantêm a acidez necessária para evitar infecções, mas a higiene íntima não precisa necessariamente ser feita só com esses produtos. "Eles podem ajudar mulheres que vivem tendo infecções ginecológicas", diz Carolina Carvalho Ambrogini, coordenadora do Ambulatório da Sexualidade Feminina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)."Recomendo usar, no máximo, duas vezes por semana. E, na falta deles, substitua por sabonete neutro ou infantil", conclui a médica.

A importância da limpeza
Mais importante do que "qual produto usar" é "como higienizar" corretamente a vulva, que é diferente da vagina: a primeira é a parte externa e a segunda, a interna. A limpeza, explica a ginecologista, deve ser diária, sempre com água corrente e sabonete comum. "É importante passar os dedos entre os pequenos e grandes lábios para tirar a gordurinha branca produzida naturalmente", ensina. "Além disso, é proibido lavar internamente a vagina com ducha, porque isso vai desequilibrar o pH e facilitar infecções." Também não é necessário lavar a região após evacuar: mas a limpeza com papel higiênico deve ser sempre feita da frente para trás, a fim de evitar qualquer contaminação vaginal. Não é preciso também fazer uma limpeza especial após a relação sexual, orienta Carolina. "Basta lavar normalmente com água e sabonete."

Fonte: Mdemulher
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.