TV GC

Partidos se unem e só discutirão alianças em bloco

PSDB, PDT, PC do B e PTB firmaram acordo em cartório e a partir de agora só negociam alianças em conjunto. Com a união, o bloco se torna uma das principais forças políticas do município, com aproximadamente 1.300 filiados

Política - 15/05/2012 15:21 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

SÃO MIGUEL DO OESTE

 

         Os partidos PSDB, PDT, PC do B e PTB registraram na manhã de sexta-feira, em cartório, uma ata firmando um pré-acordo visando às eleições municipais deste ano. No documento, assinado pelos presidentes dos quatro partidos, as siglas se comprometem em negociar em bloco alianças com as demais legendas. “O que fizemos foi firmar um pré-acordo de negociação para a majoritária na eleição de 2012. Esses quatro partidos unidos formam o maior contingente de filiados do município”, afirma o vereador Genésio Colle, do PDT.

          Conforme Colle, o intuito é eleger de dois a três vereadores. Segundo ele, após a oficialização do pré-acordo, as conversas com as demais siglas tomarão corpo. “Ficou determinado que vamos começar a sentar com os demais partidos para discutir exclusivamente sobre a majoritária, onde sempre haverá dois representantes de cada partido. Nada será negociado nada sem a participação dos quatro partidos”, garante.

Com relação a coligações, Colle revela que o PSDB e o PDT já vêm mantendo conversas com o PMDB há algum tempo. “O que fizemos agora foi agregar mais dois partidos, o que facilita as negociações. Lembrando que também temos candidatos dentro do grupo e lá na frente veremos quem tem os melhores nomes”, salienta. Caso não haja acordo, o grupo não descarta a formação de uma chapa entre os quatro partidos. “Em quatro partidos nos transformamos no maior grupo político de São Miguel do Oeste, somando um número aproximado de 1.300 filiados. Caso não haja entendimento com lado A ou lado B, nos temos condições de lançar candidatos a prefeito e vice”, acredita.

Atualmente o grupo possui dois nomes definidos de pré-candidatos. O PSDB tem o nome do empresário Adelar Schneider à disposição, enquanto que o PDT possui Moacir Fiorini como pré-candidato. Além de força política nas negociações, a união entre as siglas significa um maior espaço no horário eleitoral gratuito. Com o pré-acordo, os partidos somam mais de quatro minutos e meio, tempo bem superior ao do PT, por exemplo, que detém o maior número de deputados federais e, por isso, tem o maior espaço na propaganda eleitoral gratuita, com tempo de três minutos e 25 segundos.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.