TV GC

Pesquisadora catarinense é premiada por trabalho sobre estresse, ansiedade e depressão

Gislaine Zilli Réus tem apenas 26 anos e recebe o prêmio no mês que vem, no Rio de Janeiro

Geral - 23/08/2012 17:27 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Em setembro, Gislaine Zilli Réus, 26 anos, estará no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, para receber Prêmio L'Oreal/ABC/Unesco 2012. A jovem pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade do Extremo-Sul de Santa Catarina (Unesc) é uma das vencedoras mais jovens. A média de idade das premiadas geralmente varia entre 30 e 36 anos. Gislaine receberá uma bolsa de auxilio as suas pesquisas no valor de US$ 20 mil.

— A L'Oreal me ligou várias vezes para confirmar minha idade — contou Gislaine, que é de Içara. Ela explicou que saiu da graduação direto para a doutorado e agora está no pós-doutorado.

O tema do prêmio deste ano é sustentabilidade e Gislaine foi premiada na área de Ciências Biológicas com a pesquisa “Investigação do impacto do fenótipo ansioso sobre a resposta ao estresse”, sobre ansiedade e depressão. Perguntada sobre como seu trabalho pode ser relacionado com o tema, a pesquisadora riu.

— Também tive dúvida na hora de submeter a minha pesquisa, mas tem muito a ver sim. Ansiedade e depressão comprometem de 10 a 15% da população mundial e isso afeta diretamente o mercado de trabalho e consequentemente a economia.

O trabalho de Gislaine consiste em submeter animais que apresentam um quadro de ansiedade ao estresse e com isso identificar se ele desenvolve outros tipos de doenças ou transtornos, como a depressão.

Esta é a primeira vez que a pesquisadora, que está na Unesc há oito anos, ganha este prêmio. A universidade, porém, ganhou pelo quarto ano consecutivo. A Unesc é a única instituição comunitária a estar na premiação. Todas as outras são federais.

— Isso demonstra o reconhecimento de um trabalho muito bom que fazemos aqui, que não deixa a dever a nenhuma universidade federal — ressaltou a pesquisadora.

Além do trabalho no laboratório de Laboratório de Neurociências da Unesc, Gislaine disse que gosta de viajar e aproveita a carreira para curtir essa paixão.

— Aproveito os congressos para conhecer outros lugares. Em 2010 estive em Amsterdã e adorei. Aproveitei para passear pela Europa — concluiu.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.