TV GC

Santa Catarina vai vender carne suína ao Japão

O governo do Japão anunciou hoje que concluiu o processo de avaliação de risco e as manifestações foram favoráveis ao estado brasileiro

Geral - 27/08/2012 13:55 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Depois de pelo menos duas décadas de preparação, negociações e espera, as agroindústrias catarinenses vão poder exportar carne suína para o mercado japonês, o mais desejado do mundo para o setor. O governo do Japão anunciou hoje que concluiu o processo de avaliação de risco e as manifestações foram favoráveis ao estado brasileiro, informou o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro Camargo Neto. No ano passado, o Japão importou 793 mil toneladas do produto e a maior parte da compra foi dos EUA, Canadá e Europa. Segundo Pedro Camargo, representantes do Ministério da Agricultura irão ao Japão para tratar dos detalhes da abertura do mercado.

O ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina, Felipe Luz, também ex-executivo da Sadia, é um dos que festejaram a decisão.  Ele afirma que a abertura do mercado do Japão permitirá um maior equilíbrio nas vendas brasileiras e melhores preços aos exportadores para aquele país. Felipe Luz foi uma das pessoas que mais se empenharam para essa conquista. Há 20 anos, acompanhado do então ministro da Agricultura, Luiz Eduardo de Andrade Vieira, esteve no Japão buscando informações sobre como poderia ser aberto aquele desejado mercado.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.