TV GC

Segurança no controle da qualidade dos alimentos oferece saúde e qualidade de vida

Geral - 27/08/2012 17:07 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Produtos com qualidade são imprescindíveis para a saúde. No entanto, quando o assunto é alimentação é preciso fazer a escolha certa. Mas como saber se o alimento que chega à prateleira do supermercado está livre de contaminações? Segundo a farmacêutica responsável pelo BIOLAB, Elenice Pillon de Oliveira, os alimentos com possível contaminação podem causar doenças. Muitos produtos, embora contaminados, não apresentam alterações nas características, como no aroma, cor e sabor. Elenice ressalta a importância da realização das análises microbiológicas como controle interno das agroindústrias que beneficiam e comercializam alimentos. As análises microbiológicas garantem a qualidade destes produtos.

O Laboratório de Análises Clínicas BIOLAB tem o objetivo de realizar o controle de qualidade dos produtos produzidos pelas agroindústrias da região, garantindo, dessa forma, a saúde pública. “Nosso objetivo é trabalhar com as agroindústrias e proporcionar condições necessárias para que elas possam produzir alimentos de boa qualidade. Assim, o consumidor terá maior confiança nos produtos oriundos destas empresas”, enfatiza a farmacêutica. Como empreendimento, o BIOLAB oferece análises microbiológicas para os produtos de origem animal, vegetal, além de análises de água.

  As análises microbiológicas dos alimentos realizadas pelo BIOLAB e o trabalho de Controle Interno desenvolvido pelas agroindústrias contribuem para que as empresas possam ir além do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e ter as adequações para ingressarem em outros sistemas de inspeção, sejam eles estaduais (SIE) ou federais, como o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). “Com o ingresso no Suasa, as agroindústrias podem comercializar seus produtos em todo o País, além de alcançar uma melhor qualidade e durabilidade do produto que será colocado na prateleira do supermercado”, frisa Elenice. O benefício chega à mesa do consumidor e reflete na saúde pública e na qualidade de vida.

Ao ingressar nestes serviços de inspeção, é importante que as agroindústrias continuem mantendo o Controle de Qualidade Interno para que os produtos sigam atendendo as exigências da legislação vigente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Caso haja uma possível contaminação nos produtos, o laboratório dispõe de técnicos para aplicar as ações corretivas, conforme necessidade da empresa”, elucida Elenice.

 INSTALAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

O BIOLAB inaugura hoje, sexta-feira, uma unidade para análises microbiológicas de alimentos. “Ampliamos o espaço físico para atender a demanda de empresas que têm interesse em adequar os seus produtos à legislação vigente, sejam elas municipais, estaduais ou federais”, enaltece Elenice.

O laboratório BIOLAB investe em Controle de Qualidade Interno e Externo. O laboratório possui certificação em Bacteriologia e Micologia (identificação de fungos). “Estas certificações são muito importantes para garantir uma excelência na qualidade da realização das análises”, explica Elenice. O Controle de Qualidade Externo do Laboratório é realizado pela empresa Controlab, um Provedor de Ensaio de Proficiência com certificação da ANVISA Reblas.

                               

  ALIMENTOS CONTAMINADOS PODEM CAUSAR DOENÇAS

        

          Segundo Elenice, a maioria das doenças transmitidas por alimentos estão ligadas às condições de manipulação e conservação da matéria prima, bem como do produto final. “A avaliação da contaminação através do exame microbiológico é uma ferramenta que garante a inocuidade do produto, oferece segurança ao consumidor e reduz a incidência de doenças de origem alimentar”, complementa Elenice.

         A intoxicação alimentar normalmente conduz a um desconforto gastrintestinal, podendo ser acompanhado de cólicas abdominais, vômitos e diarréia. Elenice orienta os consumidores a utilizar produtos que contenham selo de qualidade.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.