TV GC

Embrapa ampliará pesquisas sobre compostagem de dejetos em SC

Após acordo, Embrapa instalará unidade mecanizada de compostagem. Máquina servirá para ampliar pesquisas sobre resíduos de suínos e aves.

Geral - 29/08/2012 17:45 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Na tarde desta quarta-feira (29) será assinado um acordo entre a Embrapa Suínos e Aves e LPC Tecnologia Ambiental Ltda, ambas localizadas em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina. O objetivo é instalar uma unidade mecanizada e automatizada de compostagem de dejetos na Embrapa, e a máquina servirá para que a Embrapa amplie as pesquisas em torno da compostagem de resíduos das produções de suínos e aves.

Segundo o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, este "é um acordo importante, que vai nos ajudar a nos tornarmos ainda mais referência neste assunto", disse o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini. Entre as vantagens da compostagem está a geração de um composto orgânico que pode ser utilizado diretamente no solo pelo produtor ou encaminhado para indústrias de fabricação de adubo.

O processo também é uma alternativa ao tratamento líquido para produtores que não dispõem de área suficiente para a distribuição do dejeto. A instalação da máquina da LPC vai auxiliar nos trabalhos de pesquisa complementares que são realizados pela Embrapa a respeito do processo de compostagem.

O local onde será instalada a máquina já foi construído, e ela deve entrar em funcionamento ainda este ano Os trabalhos serão liderados pelo pesquisador Paulo Armando de Oliveira, um dos principais conhecedores do assunto no Brasil.

A Embrapa, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estuda a compostagem de dejetos há mais de 10 anos e foi uma das primeiras instituições de pesquisa a propor a mecanização e automatização do processo.

 

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.