TV GC

Há 30 anos Santa Catarina não registra um mês de agosto tão seco

Período não registrou geadas e temperatura média está entre 2ºC e 4ºC acima da normalidade

Geral - 31/08/2012 10:40 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Esta sexta-feira termina um mês de gosto que há 30 anos não se via. De acordo com o levantamento feito pela Epagri/Ciram — órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina — agosto de 2012 foi o menos chuvoso das últimas três décadas.

Outra característica registrada pela última vez na década de 1980, foi a falta de geada. Este ano não geou em nenhuma região do Estado nos últimos 30 dias. Ainda segundo a Epagri/Ciram, a temperatura média, mínima e máxima, está entre 2ºC e 4ºC acima da normalidade na maioria das regiões.


Esta anormalidade registrada durante agosto se deu por um bloqueio atmosférico que favoreceu o predomínio de uma massa de ar seco em Santa Catarina. Este bloqueio estava previsto para os primeiros 15 dias do mês, mas se estendeu pela segunda quinzena.

Para os últimos vinte dias do inverno, a previsão é de que as temperaturas fiquem ainda mais elevadas. Setembro, normalmente, registra mais chuva do que agosto. Apesar de o mês começar sob a influência da massa de ar seco, a Epagri/Ciram indica um período de chuva que deve começar no dia sete, se estendendo até o fim da primeira quinzena.

Inverno de surpresas

Se agosto foi atípico, julho também não foi diferente. O mês apresentou acúmulos de chuva acima da média na maioria das regiões. Itajaí, por exemplo, teve julho mais chuvoso dos últimos 30 anos. A estação da Epagri/Ciram da região registrou um acúmulo de 213,4 mm. O recorde anterior era de 1990, quando foi registrado 210 mm.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.