TV GC

Síndrome que reduz massa muscular de idosos pode ser tratada

Ela atinge até 40% das pessoas acima de 60 anos e mais de 50% dos que têm 80 anos ou mais

Ciência - 03/09/2012 16:26 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Idosos com limitações físicas são muitas vezes vistos como vítimas naturais do processo de envelhecimento, o que não significa que a condição seja inevitável. Quem por exemplo sofre de sarcopenia, uma síndrome geriátrica que reduz a massa muscular, pode receber tratamento.

Estima-se que até 40% das pessoas acima de 60 anos e mais de 50% dos idosos com mais de 80 anos tenham problemas de mobilidade e força muscular em razão da sarcopenia. Ela ocorre quando a assimilação de proteínas e a síntese muscular tornam-se prejudicadas.

— O mais importante na prevenção da sarcopenia é receber orientação médica adequada e ter atividades físicas como rotina desde cedo. Alimentação balanceada, rica em proteínas e vitamina D também auxiliam nessa prevenção — diz o médico geriatra João Toniolo, membro da Coordenadoria de Ensino e Pesquisa do Hospital São Paulo e chefe da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo.

Segundo ele, a redução muscular não está necessariamente ligada à redução significativa do peso. Por isso nem sempre é aparente. Como afeta a qualidade do músculo, com infiltração de gordura e alteração do tipo de fibra, mesmos os idosos de aparência mais forte podem ter dificuldades de subir escadas, levantar-se da cadeira ou carregar sacolas.

Embora essas limitações sejam muitas vezes percebidas como algo normal do processo de envelhecimento, elas podem ser tratadas. A atividade física e a alimentação rica em proteínas são fatores que contribuem para a prevenção da sarcopenia. Idosos sedentários, comprovadamente, apresentam menor massa muscular do que aqueles que praticam algum tipo de exercício.

Além disso, a alimentação é muito importante no desenvolvimento ou progressão da síndrome. O consumo deficiente de proteínas tem grande impacto, principalmente na população idosa, que passa a se alimentar em menores quantidades. Isso compromete a ingestão de nutrientes, diminui as reservas naturais e mobiliza os tecidos musculares, tornando-os mais suscetíveis.

— Com a idade e as alterações próprias do envelhecimento, intensificam-se as perdas de massa muscular e vitamina D, que é muito importante na construção muscular e na força. Por isso, além de suplementos proteicos, é indicada a reposição da vitamina D — diz Toniolo.

Fonte: Vida e Saúde
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.