TV GC

Dionísio Cerqueira deve ganhar free shop

Geral - 15/09/2012 11:33 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Dionísio Cerqueira, no Oeste do Estado, está entre as 28 cidades brasileiras que podem ganhar um "free shop", estabelecimento livre de impostos para turistas. Na região, a notícia ainda gera dúvidas.

Projeto do deputado federal Marco Maia (PT-RS), que foi aprovado nesta semana pelo Senado, prevê a instalação das novas áreas em cidades de fronteira. Pela proposta, as lojas poderão vender produtos nacionais e importados com regime tarifário especial.

O projeto passou pelo Senado e agora volta para apreciação da Câmara. Se aprovado, vai para a sanção da presidente Dilma
Rousseff. Para o presidente da Associação Comercial de Dionísio Cerqueira, Carlos Porfírio, ainda existe muitas dúvidas sobre a forma como o projeto será implantado. A regulamentação sobre os produtos que podem ser vendidos, quem pode comprar e quais as quantidades será estabelecida pela Receita Federal.

O inspetor-chefe da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, Arnaldo Borteze, acredita que o público principal são os turistas estrangeiros que vêm para o Brasil e os moradores estrangeiros das cidades de fronteira. Em 2011, 67,5 mil turistas ingressaram no país por Dionísio Cerqueira, segundo dados da Delegacia da Polícia Federal. Além disso, os 14 mil habitantes da cidade vizinha de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, poderiam comprar no local, além de moradores de cidades argentinas próximas.

Uma das dúvidas é se os brasileiros também poderiam ser beneficiados. Aproximadamente mil veículos por dia passam
pela aduana para fazer compras na Argentina. Borteze considera que seria mais viável permitir somente a compra por estrangeiros, para possibilitar o controle de quem é ou não turista. Atualmente, o que acontece é que muitos brasileiros do Oeste de SC e do Sudoeste do PR vão comprar no lado argentino, onde bebidas e perfumes custam até metade do preço.

Lucas Pivatto, dono do Mercado Super Econômico, disse que nem trabalha com alguns produtos, como uísque
importado, pois não tem como concorrer com os preços da Argentina.
Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, a instalação de um free shop emDionísio Cerqueira vai representar o desenvolvimento da região, pois pode aumentar o fluxo de turistas

Fonte: Diário Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.