TV GC

Cães de resagate são avaliados no Oeste

Cães serão avaliados pela Organização Internacional de cães de resgate. Em SC há cinco cachorros certificados, que são usados em missões reais

Geral - 20/09/2012 17:30 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Xanxerê sedia prova internacional de certificação de cães de busca em SC 

Até o dia 22 de setembro, cães empregados em operações de busca e resgate participam de uma prova de certificação internacional no Bombeiro-Militar de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. Os animais utilizados pelo Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC), Ceará, São Paulo e Bahia, além de instituições da Argentina e República Tcheca serão testados.

 

O CBMSC, que completa 86 anos no dia 26 de setembro, colocará 11 animais sob avaliação de juízes pertencentes à Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), com sede na Áustria. A certificação segue protocolos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para grupos de resgate em operações internacionais. O desempenho dos cães devem ser medidos em provas como as realizadas no Centro de Referência em Desastres Urbanos do CBMSC.

 

Cães são avaliados para receber certificação internacional (Foto: CCS do Cmdo-Geral / Comunicação Social do Corpo de Bombeiros) 
Cães são avaliados para receber certificação internacional 

 

O cão deve atingir o desempenho mínimo segundo os critérios da IRO para ganhar o certificado para participar de operações. Em Santa Catarina há cinco cachorros certificados internacionalmente, que são usados em missões reais.

 

O Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina é a única instituição do tipo no país a submeter seus animais a provas avaliadas por juízes internacionais. O evento de certificação integra a programação comemorativa dos 86 anos do CBMSC, iniciada no dia 17 de setembro em Florianópolis.

 

 

 

 

 

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.