TV GC

Empresários dizem que Free Shop gera concorrência desleal

O projeto de criação de uma área livre de impostos em Dionísio Cerqueira está gerando polêmica na região

Geral - 20/09/2012 17:49 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

REGIÃO

 

         O município de Dionísio Cerqueira está entre os 28 do País que poderão ser contemplados com um Free Shop, estabelecimento livre de impostos. O projeto, de autoria do deputado federal Marco Maia (PT-RS) prevê a instalação das novas áreas em municípios de fronteira. O vice-presidente regional da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Roberto Mileski, diz que a instalação de um Free Shop na região gera uma concorrência desleal. “Enquanto alguns empresários poderão trabalhar sem pagar impostos, outro grande percentual terá que continuar pagando altas alíquotas ao governo e tendo que vender seus produtos por um preço maior”, argumenta Mileski.

         As empresas mais afetadas serão aqueles que vendem produtos de grife. “Empresas de toda a região que trabalham neste segmento correm o risco de fechar as portas. Com isso, muitos profissionais poderão ficar sem emprego. Já estamos próximos ao Paraguai e a Argentina, que apresentam uma grande defasagem cambial”, frisa Mileski. O assunto deverá ser discutido em Federações e Confederações, já que outros 27 municípios de fronteira também deverão receber o estabelecimento livre de impostos.

         Segundo Mileski, os Free Shops foram criados no mundo com outro propósito. “Os Free Shops foram montados em aeroportos, com o objetivo de que o turista comprasse algum presente antes de embarcar para o seu País de origem”, explica o vice-presidente da Facisc. O projeto aprovado semana passada pelo Senado agora volta para a apreciação da Câmara dos Deputados. Se aprovado, vai para a sanção da presidente Dilma Rousseff. 

Fonte: Karine Bender
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.