TV GC

Equipes da vigilância sanitária de SC descartam mais de 30 mil litros de leite

Número de crianças contaminadas sobe para 19 no Estado, destas 17 já receberam alta

Geral - 24/09/2012 16:15 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Até esta segunda-feira 19 crianças internaram com sintomas de intoxicação por leite contaminado em Santa Catarina. O último caso foi registrado no domingo. Uma menina de três anos teve arroxeamento na pele e de falta de ar, passou a madrugada em observação e deve receber alta nesta segunda-feira.

Das vítimas, 17 apresentaram boa evolução clínica e foram liberadas durante o fim de semana e esta segunda-feira. Apenas duas crianças permanecem internadas. Uma delas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí.

Enquanto isso, vigilâncias sanitárias de 293 cidades catarinenses seguem recolhendo todos os litros de leite e derivados da marca Holandês dos supermercados do Estado supostamente contaminados pelo conservante nitrito. 

O diretor técnico da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), João Marques, informa que o laboratório da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que está analisando as amostras do leite, deve encerrar os testes de coleta nesta terça-feira. Se os resultados forem negativos, a empresa será desinterditada na quarta-feira. Ele alerta aos consumidores para que verifiquem com atenção a data de fabricação do leite que será consumido.

— O período que não pode haver o consumo é de 18 a 22 setembro. Antes ou depois desta data não há risco de contaminação — explica.

Desde o fim de semana pelo menos 30 mil litros de leite foram inutilizados pelas equipes de vigilância sanitária de Santa Catarina. De acordo com o médico-veterinário da empresa Holandês, Luiz Carlos Simas Custódio, a suspeita é que houve mesmo um problema de resíduo no processo de limpeza de uma das tubulações da pasteurização do leite. A falha, segundo ele, não foi humana.

— Acreditamos que foi um problema em uma das válvulas do equipamento que deveria impedir a passagem de líquidos para o tanque de pasteurização — diz ele que considera o caso como uma fatalidade, já que, a empresa tem 30 anos e nesse período nunca houve problema semelhante.

Atenção ao sintomas

A intoxicação por nitrito é considerada grave e pode levar à morte se não for tratada a tempo. Entre os principais sintomas estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar. A substância induz à oxidação do ferro presente na hemoglobina, um dos componentes do sangue, impedindo o transporte de oxigênio.

— Os internamentos são de crianças pequenas porque elas têm o organismo mais frágil. Em adultos, a exposição contínua ao nitrito pode causar câncer. A substância não deveria estar presente no leite, a não ser em quantidade muito pequenas, porque ela até pode ser encontrada em adubos que, no pasto, são consumidos pelos animais— explicou o médico infectologista Fábio Gaudenzi, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.

 

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.