TV GC

Dislexia: O que pais e educadores devem saber

Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação discute transtornos da aprendizagem

Ciência - 25/09/2012 16:01 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Dislexia é a incapacidade de compreensão do que se lê em conseqüência de lesão do sistema nervoso central. É uma condição em que o paciente consegue ler, mas experimenta fadiga e sensações desagradáveis. “Dislexia: O que pais e educadores devem saber” é o tema da palestra que o fonoaudiólogo  Jaime Luiz Zorzi apresentará no III Seminário Face de Formação Educacional, evento que integra a programação da Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação – FACE 2012 – programada para os dias 26 a 28 de setembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em Chapecó. A feira reunirá estudantes, professores, gestores de educação e pesquisadores, terá 45 expositores e atrairá 12.000 visitantes.

O palestrante falará às 19h30 de quinta-feira (dia 27), auditório do Teatro Municipale o investimento é de R$ 35,00.

Focalizará os transtornos de aprendizagem, que são a dislexia, distúrbios de aprendizagem e as dificuldades escolares, bem como o processo de leitura e escrita e suas alterações na dislexia. Além disso, irá tratar das habilidades e capacidades envolvidas na aprendizagem de sistemas alfabéticos de escrita e, também, as abordagens facilitadoras para a aprendizagem nos casos de dislexia e outros transtornos de aprendizagem.

         Jaime Luiz Zorzi é fonoaudiólogo desde 1976 e mestre em distúrbios da comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorou-se em educação  pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Presidiu a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e atua, clinicamente, desde 1977, atendendo pacientes com alterações da linguagem oral, escrita e aprendizagem.

Seus procedimentos de avaliação, diagnósticos e intervenções clínicas são adotados em cursos de graduação e na prática de clinica fonoaudiológica. Trabalhou em escola de educação infantil, criando programas pedagógicos e supervisionando professores. Tem experiência na área de fonoaudiologia e educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, principalmente linguagem e aprendizagem. Atualmente, suas pesquisas estão voltadas para a área de aprendizagem e distúrbios de leitura e escrita. Recebeu, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia o prêmio “Mérito Fonoaudiológico”.

SEMINÁRIO

Além de Zorzi, o Seminário FACE de Formação Educacional terá outras 10 palestras sobre os temas “Gestão do conhecimento, um desafio necessário”, com o filósofo e doutor em educação Mario Sérgio Cortella, “Vencendo a Inércia na Escola: O Planejamento na melhoria dos processos e resultados”, com o professor Ademir Basso, “Convivência na Escola: O papel do educador, com a professora Mayra de Castro Araújo, “Novas Tendências na Educação: Temas transversais como componentes curriculares obrigatórios (Diversidade e Direitos Humanos)”, com o educador Reinaldo Bulgarelli, “O Professor Inesquecível: A emoção em sala de aula”, com o professor e consultor, Geraldo Almeida, “Para ser um professor de sucesso”, com o professor Dirceu Ruaro.

E, ainda, “Comunicação Não violenta: A via para o entendimento, boa convivência e fomento à aprendizagem”, com o consultor alemão Sven Fröhlich Archangelo, “Desafios da Ação Docente na Educação Infantil”, com a professora Ana Trinconi, “A tecnologia pode transformar a educação?”, com a pesquisadora Betina Von Staa.

         Além das palestras, o evento trará a “escola do futuro” com inovações para as salas de aula, e a sala tecnológica, onde estarão expostos produtos e tecnologias para o setor da educação.

INSCRIÇÕES

         As inscrições para o Seminário de Formação Profissional permanecem abertas até o dia 24 de setembro através do site minhaface.com e podem ser feitas de forma individual ou coletiva (grupos acima de 20 pessoas). Os interessados podem efetuar a inscrição em palestras únicas ou adquirir os pacotes com um ou dois dias de evento.

As palestras ocorrem nos períodos de manhã, tarde e noite. Mais informações no telefone 3361 9200 ou no e-mail seminario@minhaface.com

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.