TV GC

Intoxicação por leite tem primeira vítima adulta em SC

Mulher de 58 anos, do Norte do estado, foi para hospital na segunda (24), mas não foi internada.

Geral - 25/09/2012 17:35 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Uma mulher de 58 anos de Piçarras, no Vale do Itajaí, foi o primeiro caso de suspeita de intoxicação por leite contaminado com Nitrito em um adulto em Santa Catarina. Segundo relatório divulgado às 15h desta terça-feira (25) pela Diretoria de Vigilância Epidemológica, o número de casos subiu para 26, e fora a mulher de 58 anos, todos ocorreram com crianças de até cinco anos de idade. Ainda de acordo com o relatório, quatro estão internadas.

Os novos casos ocorreram um em Florianópolis e dois em Piçarras. Os números por cidades são: sete em Florianópolis, seis em Navegantes, três em Balneário Camboriú, três em Piçarras, três em Tubarão, dois em Penha, um em Itapema e um em Joinville.

O estado montou uma força tarefa, com funcionários da Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e interditou provisoriamente a fábrica Papenborg Laticinios Ltda, com sede em Biguaçux. Todos os os produtos da marca 'Holandês' foram retirados no mercado.

De acordo com Marlene Zannin, professora de Toxologia da UFSC e supervisora do Centro Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina, o Nitrito é um produto químico, utilizado como conservante.

O primeiro sintoma da intoxicação pela substância é a cianose, ou seja, mudança da coloração da pele para tons e de azul e roxo, principalmente na ponta dos dedos, embaixo das unhas, e ao redor dos lábios. Isso ocorre por uma reação no sangue causada pela substância.

O Centro de Informações Toxicológicas orienta que quem consumiu o produto fique em alerta, observando a reação e, diante de qualquer sintoma, procure o Centro de Informações Toxicológicas ou a unidade de saúde mais próxima. Há um telefone com médicos de plantão e informações no site. "O CIT tem plantão 24h. Estamos recebendo diversas ligações e orientando as pessoas sobre esta intoxicação" explica Marlene.

Entenda o caso

Marca de leite é investigada por intoxicação alimentar em Santa Catarina (Foto: reprodução Globo News)
19 crianças foram internadas com intoxicação em SC

A suspeita ocorreu após oito crianças ficarem doentes em três cidades de Santa Catarina. Elas estavam com o mesmo sintoma: apresentavam a região peitoral arroxeada.

Benjamim, de um ano e 10 meses, chegou na quinta-feira (20) desacordado ao Hospital Infantil de Florianópolis e foi internado às pressas. "Estava com as mãos roxas, vermelhas. A boca e os pés também", afirma Walter Britos, pai do menino. No mesmo dia, mais duas crianças chegaram com as mesmas características à unidade de saúde.

Segundo Roberto Souza Morais, diretor do hospital, o quadro é estranho e preocupante. "Eram crianças saudáveis previamente, e que, de súbito, apresentaram um quadro de ficarem arroxeadas perto da boca, nas extremidades, muito pálidas e com muita falta de ar. Eram casos graves realmente", diz.

Na noite de sexta-feira (21), foi confirmado o diagnóstico de metemoglobinemia - uma alteração no sangue que pode levar à morte e que, geralmente, é provocada pelo consumo de algum produto.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.