TV GC

Saiba a importância do alongamento antes e depois do exercício físico

O alongamento devolve à musculatura o tamanho normal dela, além de melhorar a postura, a circulação local e prevenindo o corpo de algumas lesões

Ciência - 25/09/2012 17:45 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Alongamento é algo que todo mundo sabe que é bom mas, na prática, nem todo mundo faz. O fisioterapeuta Leandro França explica que o músculo do corpo tende a se encurtar e diminuir de tamanho, já que passamos tanto tempo sentados. A intenção do alongamento é devolver à musculatura o tamanho normal dela, além de melhorar a postura, melhorar a circulação local, prevenindo o corpo de algumas lesões, mesmo no trabalho, quando se faz muitos exercícios repetitivos.

 

No Vida e Saúde do último sábado (22), as apresentadoras Tata Fromholz e Sonia Campos aprenderam um alongamento específico para a corrida. (Veja a reportagem no vídeo ao lado.)

Antes de mais nada, é necessário fazer um aquecimento - o das meninas durou seis minutos. O primeiro alongamento serve para preparar o corpo para a atividade física, ganhando assim um pouco de amplitude no movimento. O treinador só chama atenção para um detalhe: é interessante focar em membros inferiores, mas não dá para esquecer dos membros superiores, porque também usamos os braços na corrida.

No final, após a corrida, os alongamentos são os mesmos, mas o ideal é que se demore um pouco mais de tempo em cada alongamento para soltar bem a musculatura e evitar que no dia seguinte a pessoa fique com aquelas dores incômodas. O alongamento também traz a volta da frequência cardíaca para a pessoa poder sair tranquila do treino.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.