TV GC

Mastigação correta ajuda a emagrecer

Aparelho intrabucal é usado para treinar pessoas a comer devagar, conta especialista

Ciência - 26/09/2012 14:20 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Para perder peso é preciso não só se exercitar, beber bastante água e seguir a dieta, mas também mastigar bem. Uma mastigação realizada da maneira correta e no ritmo certo faz com que o organismo se sinta saciado com menos comida.

— O ideal é mastigar de 20 a 30 vezes cada bocado, dependendo da textura e resistência do alimento. A correta mastigação é o melhor medidor da quantidade de comida que o corpo deve ingerir. Enquanto a boca mastiga o alimento, o cérebro recebe avisos gradativos sobre a assimilação do que foi ingerido até o momento em que envia o comando de saciedade — explica o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.

Segundo ele, quando se come muito rápido, mastigando pouco e engolindo o alimento mal triturado, o comando de saciedade é menos eficaz. O estômago fica dilatado e com sobrecarga de comida.

— Por isso a mastigação correta influencia o processo de emagrecimento e na manutenção do peso. A reeducação mastigatória tem seu foco no modo como a pessoa come e não no que ela come. A dieta em si é assunto para médicos endocrinologistas, nutrólogos, metabologistas e nutricionistas — diz Köhler.

Ele destaca que um pedaço de carne exige muito mais mastigação do que um bocado de arroz ou macarrão, por exemplo. O momento ideal para engolir a comida é quando ela está completamente triturada e com saliva. As próprias enzimas da saliva fazem parte do processo de digestão, especialmente em relação aos carboidratos.

— Um segredo para não cansar a boca, apesar disso dificilmente acontecer já que ela possui uma alta potência muscular, é mastigar sempre de forma bilateral, isto é, mastigar do lado esquerdo e do lado direito antes de engolir — ensina Köhler.

Outra dica é fazer uma pausa entre cada bocado mastigado e engolido. Para facilitar, a pessoa pode colocar o garfo e a faca no prato — uma atitude simples que desacelera o ritmo da mastigação e da refeição, ajudando quem tem dificuldade de comer devagar.

— A mastigação rápida e deficiente pode inclusive causar diversos problemas digestivos. A correta mastigação é um hábito que pode ser adquirido ou reaprendido e deve ser mantido sempre. Existe um aparelho intrabucal que auxilia no treinamento da mastigação e faz parte de um tratamento de emagrecimento indicado por especialistas — conta.

O aparelho foi criado com o objetivo de reduzir a quantidade de comida ingerida e aumentar a quantidade de mastigações durante a refeição. O dispositivo é feito de resina acrílica e é fabricado de maneira personalizada, de acordo com a anatomia da boca do paciente.

— Ele reduz o volume interno da boca, obrigando a pessoa a comer devagar e a mastigar mais antes de engolir o alimento. O aparelho, que não é visível, deve ser colocado 15 minutos antes de cada refeição e ser retirado depois de comer. Ele ajuda a emagrecer, mas o paciente deve se esforçar e mudar seu comportamento — diz Köhler.

Fonte: Vida e Saúde
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.