TV GC

Temperatura fica mais amena em Santa Catarina

Frio dá uma trégua e quinta-feira tem temperatura mais amena em SC

Geral - 27/09/2012 13:36 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Um dia após registrar neve e temperaturas históricas em plena primavera, Santa Catarina começou a se despedir do frio que, neste ano, esteve pouco presente no Estado. O amanhecer desta quinta-feira já foi bem menos gelado que o anterior. Na Serra, onde eram esperadas temperaturas negativas e ocorrência de geada forte, nada disso aconteceu.


A mínima do dia em todo o Estado foi de -1,3C em Três Barras, no Planalto Norte. As temperaturas foram negativas também em Caçador, no Meio-Oeste, com -1,2C, e Monte Castelo, no Planalto Norte, com -0,2C. Em São Joaquim, onde a temperatura chegou a -3,1C na manhã de quarta-feira, consolidando-se como a mais baixa já registrada na primavera no município em 103 anos de registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o termômetro oficial marcou 2,1C nesta quinta. No Morro da Igreja, onde na quarta-feira o índice foi de -5,6C, ontem foi de 0C. Já em Urupema, considerada a cidade mais fria do Brasil e onde a mínima foi de -2,5C na quarta, a temperatura ontem ficou em 0,8C.


Após a última ocorrência de neve, na manhã de quarta-feira, a grande maioria dos turistas que estava em São Joaquim foi embora. Nesta quinta, alguns poucos ainda passeavam pela cidade, mas já se preparando para voltar para casa. 

Foi assim com o operador de logística Anderson Duarte, de 27 anos, e a mulher dele, Graziela, 29. Moradores de Brusque, os dois resolveram passear em São Joaquim em busca de neve, mas não encontraram, pois chegaram à cidade já na noite de quarta-feira.


Mesma coisa fez o técnico em pintura automotiva Alessandro José Santos, de 38 anos. Ele viu pela televisão as reportagens sobre a neve na Serra e saiu de Blumenau com a mulher, Thaís, 29, e a filha Sara, 7, para ver se dava a sorte de presenciar o fenômeno mais assediado do inverno brasileiro. Não viram neve e nem a geada, mas sentiram o frio de perto e curtiram o passeio. 

— Hoje está muito frio, eu vou congelar —, dizia Thaís, com o semblante de quem realmente estava sofrendo, mesmo com a temperatura positiva, mas sensação térmica bem menor por conta do vento forte. 

A previsão do Ciram/Epagri é de que a massa de ar frio que derrubou as temperaturas em Santa Catarina continue se deslocando em direção ao oceano, e já a partir de domingo os termômetros devem marcar valores cada vez mais elevados. A ocorrência de neve está praticamente descartada para os próximos dias.

TEMPERATURAS MÍNIMAS REGISTRADAS NESTA QUINTA-FEIRA, 27/09
Blumenau: 8,8
Bom Jardim da Serra: 4,3
Caçador: -1,2
Chapecó: 4,7
Criciúma: 9,2
Florianópolis: 14,6
Itajaí: 9,4
Joaçaba: 2,3
Joinville: 11,7
Laguna: 10,8
Monte Castelo: -0,2
Morro da Igreja: 0
São Joaquim: 2,1
Três Barras: -1,3
Urupema: 0,8


Clique na imagem e confira temperaturas em tempo real

 

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.