TV GC

Cientistas criam circuito eletrônico que se dissolve no corpo

Material é biodegradável e pode se desfazer em minutos, dias ou até anos. Dispositivo também é solúvel na água, diz estudo publicado na 'Science'.

Ciência - 27/09/2012 17:35 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Cientistas das universidades de Illinois, Northwestern e Tufts, todas nos Estados Unidos, criaram um circuito eletrônico capaz de se dissolver na água ou em fluídos corporais, como sangue ou saliva, após funcionar por um período de tempo determinado.

A nova tecnologia é biodegradável, compatível com organismos vivos e não deixa rastros, segundo a pesquisa, publicada na revista "Science" desta semana. Os cientistas foram capazes de criar sensores, detectores de luz, transístores e até câmeras digitais simples usando o material.

A descoberta pode trazer avanços na área de saúde, como a criação de implantes médicos, por exemplo, que não precisarão ser retirados por cirurgia. Chamada de "eletrônica transitória", a tecnologia também poderá ser usada para o monitoramento ambiental, aponta o estudo.

Os pesquisadores colocaram o dispositivo eletrônico, feito de silício, dentro de uma cápsula de proteína de seda. A estrutura da cápsula determina o tempo de dissolução - dias, semanas ou até anos. Como os materiais são extremamente finos e biodegradáveis, eles podem dissolver em minutos na água se forem projetados para isso, apontam os cientistas.

Os novos circuitos "transitórios" são o "oposto da eletrônica convencional, já que os circuitos atuais são projetados para serem de longo prazo", isto é, para durarem muito tempo, aponta no estudo o pesquisador Fiorenzo Omenetto, professor de engenharia da Universidade Tufts.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.