TV GC

Laudo parcial confirma intoxicação por nitrito e nitrato em leite

Geral - 28/09/2012 08:46 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

A suspeita de intoxicação por nitrito e nitrato presentes em lotes de queijos, leite e iogurtes da marca Holandês se confirmou. As 26 crianças e um adulto foram intoxicados depois de ingerir os produtos a base de leite da marca catarinense.

A análise parcial de amostras foi divulgada ontem, quinta-feira, pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Os laudos das 177 amostras coletadas no último fim de semana confirmam a presença de nitrito e de nitrato além do padrão aceitável em lotes de queijos, leite e iogurtes produzidos entre 18 e 21 de setembro.

De acordo com o diretor técnico da Cidasc, João Manoel Marques, faltam 185 amostras para serem analisadas. Os laudos de todas as coletas devem ser divulgados nesta sexta-feira.

A partir do último dia 22, a empresa Holandês adotou medidas corretivas, informou a Cidasc.

_Verificamos que as medidas foram efetivas. Mas são resultados parciais, pois ainda falta sair alguns laudos de outras coletas. A conclusão não é definitiva. Amanhã (hoje) vamos ter o resultado de todos os laudos_observou Marques.

Segundo ele, entre as medidas corretivas estão a verificação do uso de produtos para higienização e de manutenção dos equipamentos. Marques afirmou que o processo de investigação não está concluído.

Segundo a Vigilância em Saúde de SC, nenhum novo caso de intoxicação foi notificado nas últimas 48 horas. O Estado continua com 26 casos registrados. Um deles é o de uma mulher de 58 anos.

Os demais casos são crianças com até cinco anos de idade. A maioria ficou internada em hospitais. Um bebê de três meses precisou ser internado em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Desde o fim de semana pelo menos 30 mil litros de leite dos lotes 0687 e 0689 foram inutilizados pelas equipes de vigilância sanitária de SC.

O médico-veterinário da empresa Holandês, Luiz Carlos Simas Custódio diz que a suspeita é de um problema de resíduo no processo de limpeza de uma das tubulações da pasteurização do leite. A falha, segundo ele, não teria sido humana.

A intoxicação por nitrito e nitrato é considerada grave e pode levar à morte se não for tratada a tempo. Entre os principais sintomas estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar.

Fonte: Diário Catarinense
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.