Ciência
02/10/2012 16:43

MIL E UMA UTILIDADES

Em banhos de imersão ou via oral, o uso terapêutico das águas termais promete tratar problemas reumáticos, dermatológicos, respiratórios, ortopédicos e de circulação. As fontes termais são encontradas em diversas regiões do Brasil. Portanto, aproveite aquela sua vontade de viajar para descobrir os benefícios deste líquido “milagroso”.

Você deve estar se perguntando: por que essas águas são tão poderosas? “O poder da água é decorrente da presença de oligoelementos, como selênio, dióxido de silício, zinco, cobre, boro, cadmio; ânions e cátions, em sua composição, o que proporciona um efeito calmante, suavizante, hidratante, antiinflamatório e antirradicais livres. Muito indicada para melhorar a função renal, uma vez que os minerais existentes na água provocam efeito diurético, otimizando o funcionamento dos rins. O uso, neste caso, é via oral”, explica a dermatologista Aline Albuquerque Pinheiro.

De acordo com o clínico geral e homeopata Omar Bergonzi, a água termal age também sobre o sistema cardíaco vascular, melhora a circulação e a disposição física, ajuda na desintoxicação hepática e tem ação benéfica sobre o pulmão. “A água melhora principalmente a circulação sanguínea e a disposição física. Algumas águas têm minerais radioativos que ajudam no metabolismo. Esse conjunto de ações gera o relaxamento do sistema nervoso central, acalmando os nervos. Além de ajudar nas doenças psicossomáticas”, diz Bergonzi.

E não para por aí. É indicada como complemento terapêutico em casos de dermatite, eczema, com ação considerada excelente após casos de queimadura solar e procedimentos dermatológicos, como peelings químicos ou a laser. “As águas ainda são boas fixadoras de maquiagem e auxiliam na hidratação cutânea após o barbear. Podem ser usadas em qualquer área e em todo tipo de pele, sendo especialmente indicada para as peles sensíveis e intolerantes”, complementa Pinheiro.

Atualmente, esse líquido poderoso está presente em numerosos dermocosméticos, como filtros solares, produtos anti-aging (rejuvenescimento), antiacne e maquiagem, por conta de suas propriedades antiirritantes. Os balneários são encontrados em Poços de Caldas (MG), Rio Quente (GO), Caldas Novas (GO), Águas de Lindoia (SP), São Lorenço (MG), Águas do Prado (RS), Guarapari (ES), Guarapari (ES), e Sulina (PR).

Galeria de fotos

Fonte: UOL

Leia também...