TV GC

Começa nesta terça-feira a greve dos servidores da saúde de Santa Catarina

Profissionais cobram melhorias nas condições de trabalho e atendimento à população

Geral - 08/10/2012 17:31 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Os servidores estaduais da saúde entram em greve a partir desta terça-feira em Santa Catarina. Os profissionais pedem valorização salarial, melhores condições de trabalho e na infraestrutura dos hospitais, além da contratação de mais servidores.

A definição pela greve ocorreu em assembleia na semana passada. Um dia antes da decisão, no dia 1º, o secretário-adjunto Acélio Casagrande, anunciou que pelo menos por 90 dias, não haveria prejuízos financeiros aos trabalhadores. Cerca de 2 mil servidores devem aderir à paralisação.

A diretoria do SindiSaúde, sindicato da categoria, garantiu que os serviços de urgência e emergências serão mantidos. Casagrande reclamou da decisão a acha que os servidores fecharam as negociações correndo os riscos dela. Afirma que o governo irá garantir o direito de quem quiser trabalhar, cobrará a manutenção dos serviços essenciais e irá cortar as horas extras.

O governo afirma que serão repostos os 13 médicos para o Instituto de Cardiologia do Hospital Regional, e 11 pediatras para o Hospital Joana de Gusmão. Segundo o secretário, dos 611 profissionais concursados pelos menos 382 estão aptos a começar a trabalhar no Hospital Regional, em São José.

De acordo com o Sindsaúde, a deflagração da greve se intensificou com o anúncio de redução da hora plantão na saúde. Segundo o sindicato, por mais de 20 anos o governo usou o recurso para preencher vagas em aberto nos hospitais. Alegando baixos salários, os profissionais afirmaram depender cada vez mais da hora plantão, que representa até 75% dos salários na saúde.

Fonte: DC
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.