TV GC

Seminário discute soluções para indústrias do Oeste de Santa Catarina

Setor enfrenta falta de competitividade, êxodo de jovens e saída de capitais. Discussão chegou à conclusão de que a região Oeste precisa de apoio.

Geral - 17/10/2012 14:48 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

O seminário 'Competitividade e desenvolvimento' reuniu diversas entidades do Oeste catarinense na manhã desta terça-feira (16) em Chapecó para discutir a situação das indústrias na região. Participaram da discussão empresários, Governo, instituições de ensino e agentes de desenvolvimento e empresários. O seminário foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).

Conforme o que foi debatido, o Oeste sofre com perda de competitividade das empresas pela falta de infraestrutura e distância dos grandes centros de consumo, êxodo de jovens, saída de capitais, migração das agroindústrias para o centro-oeste brasileiro, estagnação industrial, deficiência no abastecimento de energia elétrica e de água, aumento dos custos de produção e incapacidade de atração de novos empreendimentos.

Lideranças empresariais destacaram a necessidade de infraestrutura regional para manter as empresas no Oeste, especialmente a construção da ferrovia Norte-Sul para ligar Chapecó ao Mato Grosso e garantir o suprimento de grãos para as agroindústrias catarinenses. O presidente do Sindicato das Indústrias da Carne de Santa Catarina (Sindicarne), Clever Pirola Ávila, afirmou que as greves do serviço público, a alta dos custos, a falta de crédito interno e as barreiras comerciais externas destroem a competitividade da indústria da carne.

O professor de economia da UFSC, Pablo Felipe Bittencourt, reportou pesquisa na qual confirma: Santa Catarina é um Estado em situação de desindustrialização. O secretário de Planejamento, Filipe Freitas Mello, anunciou que o governo está concluindo os planos de desenvolvimento regionais para cada uma das 36 regiões administrativas do território catarinense para, no primeiro semestre de 2013, apresentar o plano de desenvolvimento de Santa Catarina.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, realçou a formulação de uma política de apoio ao desenvolvimento da região, que a entidade pretende incentivar em uma parceria com a Unoesc. O dirigente considerou vital assegurar a competitividade e a expansão das empresas instaladas na área e a atração de novos empreendimentos. Por isso, estarão previstos incentivos fiscais e materiais e a indicação de parcerias público-privadas.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.