TV GC

Feira de Ciências e tecnologia inicia com exposição de projetos

Educação - 17/10/2012 15:40 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Começou nesta quarta-feira, 17, no Campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Lages, a VII Feira Estadual de Ciências e Tecnologia da Educação Básica. Até sexta-feira, 19, 93 projetos científicos elaborados por estudantes da rede pública estadual, com orientações dos professores, estarão expostos aos visitantes. A promoção é da Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com a Gerência Regional (Gered) de Lages e com a Udesc, apoio do CNPQ/Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, SED/MEC, Capes e Fapesc.

A abertura aconteceu às 10 horas, com a apresentação da Orquestra de Lata da Escola de Educação Básica Jorge Augusto Neves Vieira e do Grupo CTG do CAV, além do show de gaita ponto com Guilherme Garcia. Em seguida, a exposição dos trabalhos foi aberta à visitação pública. Amanhã, 18, o horário de visitação será das 9 às 17h30min. Na sexta-feira, o início das atividades da feira será o mesmo. O encerramento e a premiação será a partir das 15h30min.

Durante a feira, as escolas da Gerência Regional de Lages também farão apresentações artísticas nos intervalos durante os dias da feira. A estimativa é de um público recorde, já que a cada edição vem aumentando significativamente.

A feira envolve 384 participantes, entre eles alunos a partir do 6º ano, professores orientadores e representantes das Gereds. A avaliação dos projetos é de responsabilidade de um grupo de 40 técnicos constituído por professores da Udesc,  professores e funcionários da SED.

Segundo a coordenadora do evento, Sinara Luiza T. Maraslis, a principal característica da Feira de Ciencias e Tecnologia é ter dois momentos distintos simultaneamente. Os alunos expõem seus projetos, desenvolvidos no âmbito escolar e selecionados nas feiras regionais, para outros estudantes e professores da Educação Básica, Superior, avaliadores e público em geral. E, ao mesmo tempo, os orientadores dos projetos e representantes das Gereds visitam a exposição, aproveitando para refletir sobre as aulas práticas em minicursos oferecidos pela Udesc nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática.

Os professores ainda terão oportunidade de se atualizarem em diversos temas correlatos, como: Captação de recursos para projetos científicos, Iniciação Científica Junior, A arte de falar em público.

Premiação - Os trabalhos de destaque, classificados entre os dois primeiros colocados em cada uma das três categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, serão premiados com notebooks e tablets, além da participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) e Feira Nacional de Ciências no Espaço Ciência.

Fonte: Portal da Educação
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.