TV GC

Inscrições para o Vestibular da UFSC abrem para cotistas nesta terça-feira

Candidatos podem se inscrever no site do concurso até dia 6 de novembro. Inscrições para não-cotistas foram prorrogadas e encerram na mesma data.

Educação - 23/10/2012 14:38 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram abertas para os cotistas nesta terça-feira (23). Os 30% das vagas para os cotistas são reservadas para estudantes de escolas públicas, negros, pardos e índios. Os interessados devem ser inscrever através do site do Vestibular 2013 até o dia 6 de novembro.

As provas serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2012, das 14h às 18h. As inscrições para os não-cotistas começaram no dia 25 de setembro e estavam previstas para encerrar nesta quarta-feira (24), mas como início das inscrições para os cotistas, o Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) decidiu prorrogar o prazo também para o dia 6 de novembro.

Distribuição das cotas

Com a nova lei das cotas, sancionada no dia 29 de agosto pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União em 15 de outubro, a distribuição dos 30% de vagas foi alterada. A partir do Vestibular 2013, 10% das vagas serão destinadas para candidatos oriundos de famílias com renda per capita bruta de até 1,5 salário mínimo: destes, 16% são para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 84% são destinadas aos demais candidatos.

Outros 10% para candidatos oriundos de famílias com renda per capita bruta maior que 1,5 salário mínimo, com a mesma divisão anterior entre autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e demais candidatos. Os 10% restantes de cada curso são para candidatos autodeclarados negros que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Nova lei

O governo federal publicou no dia 15 de novembro, no Diário Oficial da União, o decreto que regulamenta a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Dentro da cota, haverá a distribuição entre negros, pardos e indígenas, proporcional à composição da população em cada estado.

Fonte: G1
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.