TV GC

Corrida de rua: saiba como evitar e tratar dores

Aplicação de gelo e o tênis certo estão na lista

Ciência - 22/05/2012 15:29 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Você acha que sentir uma dorzinha após a corrida de rua é normal? De acordo com o treinador Marcelo Duarte, coordenador técnico da MD Runners, a dor não precisa fazer parte do processo. “Atletas amadores de elite, que buscam baixar o tempo ou aumentar os quilômetros percorridos, costumam ter a dor como companheira, que pode se agravar se não houver orientação médica adequada. Já os corredores que buscam ganhar qualidade de vida não devem sentir nenhum tipo de incômodo. As dores são um aviso de que algo está errado. Esse ponto indica que o treino ultrapassou os limites”, orienta o treinador.

Para evitar o surgimento de dores, o corredor amador deve contar com o acompanhamento de um treinador, responsável por adequar o ritmo ao seu condicionamento físico, mas é preciso estar atento a outros detalhes para evitar problemas: “Além de respeitar o treino fornecido pelo profissional especializado, que será gradativo, jamais corra com tênis inadequados e evite correr em terrenos desnivelados. O ganho de peso pode prejudicar o desempenho, sobrecarregando ossos, articulações e tendões”, explica a triatleta e assessora esportiva Márcia Ferreira. Veja dicas para evitar e tratar dores e incômodos comuns entre os corredores amadores: 

  • 1
     
    Coluna (lombar)
    Segundo Marcelo Duarte, a culpa não costuma ser da corrida: “Geralmente, este é um problema preexistente, que ter origem em se permanecer por muito tempo na mesma posição, com a postura errada na cadeira do escritório, colchões muito macios, e flacidez na parede abdominal. A prática de RPG costuma resolver o problema”.

  • 2
     
    Músculos, tendões e articulações
    Considerado um santo remédio, o gelo pode ser aplicado antes do treino, em regiões onde o corredor amador costuma sentir dores com mais frequência. Segundo o treinador Marcelo Duarte, 15 minutos é tempo suficiente para garantir os benefícios. A triatleta e treinadora Márcia Ferreira explica que a aplicação de gelo também é eficaz no pós-treino. “O calor só deve ser usado no tratamento final das lesões musculares, mas precisa ser administrado por profissional especializado”, diz a triatleta. De acordo com Marcelo Duarte, anestésicos e analgésicos em spray podem aliviar o incômodo, mas não devem ser regra na vida do corredor amador: “Se as dores persistirem é preciso procurar orientação médica”, diz o treinador. Os especialistas afirmam que não existem evidências científicas dos benefícios do alongamento antes do treino como forma de evitar contusões. “A atividade pode ser uma boa forma de aquecer antes do treino, mas o excesso, em uma pessoa despreparada, pode até provocar uma lesão muscular”, orienta Márcia Ferreira. 

  • 3
     
    Pés
    As bolhas costumam incomodar a vida dos corredores de rua. “As meias de algodão grosso não são indicadas, já que o atrito provocado junto com o tênis e o suor pode ser o estopim para o surgimento de bolhas. Para evitar bolhas, prefira modelos mais finos, confeccionados em materiais que não retêm a umidade. Em treinos e corridas de rua, aplique vaselina, cremes específicos para os pés ou esparadrapos impermeáveis entre os dedos”, diz Marcelo Duarte.

  • 4
     
    Assaduras
    Incômodas, elas costumam surgir entre as coxas ou nas axilas. “O atrito provocado pelo suor em contato com elásticos de shorts e tops podem provocar assaduras e até cortes. Para evitar, aplique hidratante no local”, diz Marcelo Duarte.
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.