TV GC

Câncer de mama

Calendário lembra que a prevenção deve ocorrer o ano todo

Ciência - 05/11/2012 16:25 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Uma programação especial marcou o encerramento do Movimento “Outubro Rosa” promovido pela Unimed Chapecó, Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e RIC TV Record, na última semana, na sede da RFCC em Chapecó. As atividades incluíram palestras, lançamento do Calendário “Rosa flor...rosa vida” do Grupo Provim (Programa Viver Melhor vinculado à RFCC) e coquetel de confraternização. Cerca de 50 pessoas entre membros do grupo, voluntárias e representantes de entidades parceiras participaram do evento.

A primeira palestra, ministrada pela médica oncologista Márcia Kotz, abordou o tema “Os cuidados durante o tratamento do câncer de mama”. Ela destacou os tipos de cirurgias e os cuidados pós-cirúrgicos, bem como as alterações durante os procedimentos de quimioterapia e os principais cuidados nesse período, além de esclarecer dúvidas sobre hormonioterapia, radioterapia, tratamento psicológico, fisioterapia, entre outros. 

Em seguida, a nutricionista Patricia Dall’Agnol falou sobre “Alimentação e prevenção do câncer”. Após apresentar um breve panorama do padrão alimentar no Brasil, transmitiu orientações sobre os alimentos que auxiliam nas defesas naturais do corpo e sobre a forma adequada no preparo. Também apontou os principais vilões para a saúde, com destaque para alimentos com excesso de gordura e embutidos. “Em relação aos cânceres de mama e próstata, a ingestão de gorduras pode alterar os níveis de hormônios no sangue, aumentando o risco da doença”, alertou.

O momento mais esperado foi o lançamento do calendário 2013 “Rosa flor...rosa vida” criado pelo Grupo Provim. A publicação é formada por fotos das mulheres que integram o Programa Viver Melhor e mensagens vinculadas às flores que embelezam a natureza durante os 12 meses do ano. 

O calendário contou com patrocínios para a impressão gráfica e está disponível para comercialização na Rede Feminina por R$ 5,00. Os recursos arrecadados serão destinados para manter as ações do Grupo Provim.

GRUPO PROVIM

O Grupo Provim foi fundado em 1999 e atualmente é formado por 53 mulheres. São realizados encontros semanais que incluem na programação acompanhamento psicológico, encaminhamento para fisioterapia e drenagem linfática, hidroginástica, palestras, recreação, promoções e passeios. As atividades são desenvolvidas por equipe formada por psicóloga, ginecologista, profissional de educação física, advogada e estagiários de diferentes cursos universitários, além funcionários da Rede Feminina.

Boa higiene bucal reduz até o risco de pneumonia

Vários estudos científicos ao redor do mundo comprovam a estreita ligação entre bons hábitos bucais e a saúde geral. Agora, novas pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale descobriram alterações nas bactérias bucais precedendo o desenvolvimento de pneumonia nos pacientes hospitalizados. Após estudar 37 participantes no período de um mês, Samit Joshi, M.D., chefe do estudo, concluiu que alterações nas bactérias bucais podem influenciar o risco que uma pessoa tem de desenvolver pneumonia.

Uma maneira de evitar a pneumonia nesta época do ano, portanto, é escovar os dentes. Essa conclusão científica torna ainda mais válida a importância da escovação e do uso de fio dental para manter as bactérias sob controle, realça a especialista em implantes e próteses dentárias, Iara Giovana Gallon, da Clínica Arte & Face de Chapecó.

A equipe de pesquisa descobriu que pacientes em ventilação forçada, que contraíram pneumonia, experimentaram uma alteração significativa nas bactérias bucais antes de ficarem doentes. Embora sejam necessárias pesquisas adicionais para ligar de maneira definitiva as bactérias bucais à pneumonia, outros estudos associaram a saúde bucal com doenças respiratórias.

As doenças respiratórias e a saúde bucal têm sido associadas há anos. Acredita-se que infecções bacterianas no tórax sejam causadas pela passagem de gotículas da boca e garganta para os pulmões. Estudos mostram uma taxa mais alta de mortalidade por pneumonia em pessoas que experimentaram uma quantidade de problemas bucais acima da média.

Iara Gallon enfatiza que a simples escovação dos dentes por dois minutos, duas vezes ao dia, usando creme dental fluoretado, a limpeza entre os dentes diariamente com escovas interdentais ou fio dental, a redução da frequência com que se ingere bebidas e alimentos açucarados e a visita regular ao dentista, na frequência recomendada, serão essenciais para a saúde humana.

 
 
 
 
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.