TV GC

Descubra os alimentos que previnem rugas

O que você põe no prato também reflete na sua aparência. Além dos cremes e tratamentos, convém dar uma olhada na geladeira

Ciência - 22/05/2012 15:42 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

 

 
 

Foto: Getty Images

Tomate, abóbora, alho, limão, arroz integral e chocolate

São fontes de antioxidantes, que combatem os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento. Mas as estrelas desse time são os alimentos de tons alaranjados, avermelhados, roxos e os cítricos. Até o chocolate pode entrar nessa lista do bem. A versão amarga é mais rica em antioxidantes do que vários sucos de frutas.

Frutas cítricas, folhas, cenoura e gérmen de trigo

Representam os alimentos ricos em vitamina C, E e betacaroteno, substâncias fotoprotetoras, que defendem a pele da ação dos raios solares. O melão, a melancia, o salmão, o gérmen de trigo e o levedo da cerveja ainda auxiliam a reparar o DNA, que pode ser prejudicado pelos raios ultravioleta. O ácido fólico, encontrado nas folhas verde-escuras, também ajuda a proteger a pele do sol. A vitamina C, por sua vez, também está envolvida na produção das fibras de sustentação da pele.

Carne, frango e ovos

Juntamente com os peixes e os laticínios, são fontes de proteína animal, nutriente usado na fabricação das fibras de colágeno. Também atuam na renovação celular, além de constituir a matéria-prima para hormônios com ação anti-inflamatória e ajudar a evitar a perda muscular, um dos fatores responsáveis pela flacidez da pele.


Foto: Divulgação

Água, chá verde e sucos

Os líquidos hidratam o organismo, são importantes para a pele e ainda ajudam a evitar a prisão de ventre, que prejudica a elasticidade e o viço. Além da água, não deixe de beber chás verde, vermelho, branco e os sucos, especialmente o de uva, pois são ricos em antioxidantes.

Peixes, linhaça e azeite

O salmão é rico em DMAE, uma substância que garante o tônus e a elasticidade da pele. Todos os tipos de peixe, especialmente os de água fria, como a sardinha e a truta, contam com ômegas 3, 6 e 9, que têm efeito antienvelhecedor. Essas gorduras do bem ajudam a manter a barreira epidérmica, melhoram a textura e hidratam a pele. A linhaça, o gergelim, o azeite, as oleaginosas e os ovos também contam com esses nutrientes.

Os inimigos: fast food e açúcar

Vários estudos demonstraram que o açúcar e os carboidratos simples, como pão branco e massas, tem efeito pró-inflamatório, que pode provocar falta de viço, flacidez, rugas e manchas. Essas substâncias liberam grandes taxas de glicose no sangue, atrapalhando seu processo de absorção nas células. A gordura trans também é prejudicial à saúde da pele, pois aumenta a produção de radicais livres e o processo inflamatório, que favorece o aparecimento precoce dos sinais da idade.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.