TV GC

Unhas podem revelar como está a sua saúde

Manchas e ondulações são alguns motivos para se preocupar

Ciência - 06/11/2012 14:47 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Consideradas cartão de visitas das mulheres, as unhas são vistas como parte do look, pintadas e decoradas. Mas você sabia que as unhas podem revelar pistas sobre a sua saúde em geral?

Manchas brancas ou rosadas, ondulações e lesões podem ser sinais de problemas no fígado, nos pulmões e até no coração. O site WebMD listou alguns sinais que podem ser preocupantes quanto à saúde. Confira abaixo:


1. Unhas pálidas: Às vezes, unhas muito pálidas podem ser sinal de uma doença séria, como anemia, insuficiência cardíaca, problemas no fígado ou desnutrição.

2. Unhas brancas: Unhas brancas com bordas mais escuras podem sinalizar hepatite.

3. Unhas amarelas: Uma das causas mais comuns é a infecção por fungos. 

4. Unhas azuladas: Significam que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente. Isso pode indicar infecção nos pulmões, como pneumonoa. 

5. Unhas onduladas: Pode ser um sinal de psoríase ou artrite inflamatória. 

6. Unhas rachadas ou divididas: Unhas frágeis que quebram com frequência têm sido ligadas a doenças da tireoide. Unhas quebradiças com tonalidades amareladas podem remeter a infecção por fungos.

7. Unhas com bordas inchadas: Se a pele ao redor da unha aparece inchada e vermelha, isso é conhecido como inflamação da borda da unha. Isso pode ser  lúpus ou problemas no tecido conjuntivo.

8. Linhas escuras abaixo da unha: Podem ser causadas por melanoma, o mais perigoso tipo de câncer de pele.

9. Unhas roídas: Morder as unhas pode ser nada mais do que um velho hábito, mas em alguns casos é um sinal de ansiedade persistente que poderia melhorar com um tratamento.

Fonte: dc
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.