Variedades
24/04/2012 11:22

Dicas de especialistas e produtos para cuidar do cabelo colorido Veja como recuperar o brilho e evitar o desbotamento do cabelo colorido com os cuidados e produtos corretos

Cabelos coloridos exigem cuidados específicos. Afinal, a química causa danos aos fios, que ficam mais fracos e sem brilho. Confira então algumas dicas de especialistas para manter o loiro, ruivo ou castanho sempre radiante.

Cadê o brilho que estava aqui?

Por menos agressivas que sejam as fórmulas atuais, não há como fugir de alguns danos causados pelas tinturas. "O processo abre a cutícula do fio. Se ela não for selada com o uso de produtos específicos (dos xampus aos leave-ins), o pigmento vai desbotando e o brilho sai junto", afirma o cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo. Outro ladrão de luminosidade é o tempo de permanência da tintura. "Se ultrapassar o indicado, você compromete ainda mais a estrutura do fio", explica Celso Martins Jr., diretor técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia. Mas nem sempre a tintura é a única culpada da história - há um conjunto de fatores que contribui para a opacidade dos cabelos tingidos. "Poluição, sol, umidade, secador, chapinha, água quente, excesso de oleosidade e falta de hidratação levam à perda do brilho", conta o colorista Juha Antero, do MG Hair, em São Paulo.

Galeria de fotos

Leia também...