TV GC

Nova tecnologia permite dissecar cadáver virtualmente

Mesa digital é usada para ensino de medicina e tratamento de pacientes.

Ciência - 24/05/2012 14:28 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Um novo tipo de cadáver promete revolucionar o estudo da anatomia. Não há sangue, não há necessidade de bisturi ou outros instrumentos médicos, e depois ainda será possível colocar os órgãos de volta no corpo, reimplantar os ossos e vasos sanguíneos, e recolocar a pele.

O corpo em questão é uma realidade virtual, aparecendo em uma 'mesa de operação' touchscreen. A tecnologia pode representar o futuro, tanto para o ensino de futuros médicos sobre anatomia quanto na preparação para operações reais.

Cadáver virtual (Foto: BBc)Cadáver virtual (Foto: BBc)

Há nove meses, o Imperial College e o Saint Mary's Hospital, de Londres, compraram a mesa em parceria, a um custo de cerca de R$ 180 mil. É a primeira do tipo na Europa.

O aparelho tem o mesmo comprimento e tamanho de uma mesa de operação normal. O "cadáver" na tela, apelidado Melanie, é um corpo virtual criado a partir de uma combinação de gráficos e digitalizações reais do corpo.

Estudantes e cirurgiões podem interagir com o corpo, quer através do toque ou com um mouse tradicional. A pele pode ser removida para expor os órgãos internos, as áreas podem ser ampliadas para um estudo mais detalhado, e o software pode trabalhar com dados de pacientes reais.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/05/nova-tecnologia-permite-dissecar-cadaver-virtual
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.