TV GC

Secretaria intensifica formação para profissionais da Educação

Educação - 04/05/2013 11:46 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Mais uma etapa de Formação Continuada, organizada pela Secretaria de Educação de São Miguel do Oeste, aconteceu no início desta semana para os profissionais da Rede Municipal de Ensino, especialmente quem atua na Educação Infantil.

Durante a segunda-feira, dia 29, estiveram reunidos no auditório das entidades, no Andrômeda, os professores, auxiliares, diretores e coordenadores pedagógicos de Creche, juntamente com equipe Pedagógica da Secretaria, para participar da formação. A professora mestra Iselda Terezinha Sausen Feil ministrou as atividades, sendo que a principal temática foi a “Infância e a Pedagogia do Afeto”.

A palestrante envolveu os profissionais participantes com seus conhecimentos, experiência e profissionalismo, oportunizando discussões específicas sobre a infância até os três anos de idade.

Segundo Iselda, a criança é produto de uma cultura, também é produtora de cultura. Em seu discurso, enfatizou que a maior violência está no silenciamento infantil e na idealização da infância. 

No período da tarde de segunda-feira, também estiveram presentes no evento os professores do pré-escolar, que teve como tema principal “Avaliação na Educação Infantil”.

Conforme Iselda a avaliação deve ser um olhar sensível e reflexivo sobre a criança e abordar aspectos importantes no momento de avaliá-la, dentre os quais: qual é o motivo de as crianças ter ingressado na educação infantil.

A mestra mencionou quanto à importância dos frequentes registros feitos pelos professores sobre os avanços das crianças, dos relatórios individuais e coletivos que precisam ser construídos no decorrer do ano.

FORMAÇÃO PARA GESTORES

Na terça-feira, dia 30, a formação foi direcionada para gestores de todas as áreas de ensino (coordenadores pedagógicos, diretores e a equipe pedagógica), na Câmara Municipal de Vereadores. Os principais temas em discussão foram o Papel e a Importância dos Gestores; a Avaliação na Perspectiva Sócio Histórico Construtivista e Conselho de Classe Participativo.

A secretária de Educação, Sirlei P. Ramos, destacou a importância de oferecer a formação continuada em todas as áreas educacionais, objetivando a ampliação de conhecimentos e o fortalecimento das práticas educacionais atendendo às especificidades de cada uma e com isso, melhorando a qualidade do atendimento educativo da rede, promovendo o avanço na aprendizagem dos educandos. 

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.