TV GC

Escolas iniciam repasse de dados para o Censo Escolar

Educação - 31/05/2013 10:54 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

As escolas públicas e privadas de todo o país devem realizar a coleta de dados para preenchimento do Sistema Educacenso 2013. As informações repassadas tem como data base esta quarta-feira, 29. As escolas da região da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Miguel do Oeste estão sendo coordenadas pela Gerência Regional de Educação (Gered).

O coordenador do Censo Escolar na região, Carmo Inácio Ternus, explica que depois do levantamento de dados será iniciado o preenchimento no Sistema. “A Gered irá disponibilizar uma capacitação para todos os responsáveis pelo preenchimento”, explica a coordenador. Ele também esclarece como funciona a data base. “Todos os dados serão especificamente desta quarta-feira”, complementa.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacional realizado todos os anos e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação. Os dados serão informados no Sistema referentes à escola, professores e alunos.

O gerente Regional de Educação, Moacir Gervásio Martello, informa que esses dados são utilizados para traçar um panorama nacional da educação básica. “São informações que servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação incluindo os de transferência de recursos públicos”, afirma.

O gerente exemplifica dizendo que as informações orientam os governos para a distribuição de merenda e transporte escolar, de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.