Ciência
05/06/2013 00:03

Cientistas americanos identificam proteína capaz de recuperar crescimento dos cabelos Camundongos submetidos a experimento com fator de crescimento apresentaram até três vezes mais regeneração de folículos capilares

Um novo tratamento para a calvície pode estar em uma substância encontrada no próprio corpo humano.

Cientistas da Universidade da Pensilvânia descobriram que uma proteína presente em células epiteliais humanas e de roedores tem papel crucial na regeneração dos folículos capilares em regiões da pele em cicatrização.

O fator de crescimento Fgf9 está presente em maior quantidade nas células epiteliais de ratos. Quando os pesquisadores inseriram uma quantidade maior da proteína em células de cobaias, os animais apresentaram de duas a três vezes mais regeneração capilar.

O estudo, publicado na revista científica Nature Medicine, mostrou que células humanas dispõem de quantidade bastante limitada do fator, em comparação aos roedores, o que também ajuda a explicar por que cicatrizes humanas não apresentam crescimento capilar. A pesquisa pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para condições como a calvície.

Galeria de fotos

Fonte: Diário Catarinense

Leia também...