TV GC

Setor registra 2,7% de queda nas vendas em 2012

Dado foi apresentado em reunião promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), ocorrida em São Miguel do Oeste. Encontro também discutiu a legislação no setor, bem como a apresentação da estrutura da Expo Super 2012

Geral - 01/06/2012 15:11 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

SÃO MIGUEL DO OESTE

 

Os supermercadistas de Santa Catarina registram queda de 2,7% na vendas nos primeiros meses de 2012, se comparado ao mesmo período no ano passado. A baixa nas vendas foi um dos assuntos discutidos no Encontro Regional de Empresários Supermercadistas, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em São Miguel do Oeste, terça e quarta-feira. De acordo com o vice-presidente regional da Acats, Eulo Centenaro, a queda nas vendas do setor está relacionada a dois pontos principais: endividamento da população e a estiagem registrada no final do ano passado e inicio de 2012.

Centenaro explica que atualmente há muitas linhas de crédito para compra de carros e outros bens, o que leva as pessoas a se endividarem. Com parcelas a pagar mensalmente, o cliente perde poder de compra, o que reflete nas vendas do comércio. “Acho que estão tapando o sol com a peneira, porque estão fomentando a venda de carros e endividando muito a população. Não sobra dinheiro para gastar no comércio”, argumenta. Na questão da estiagem Centenaro explica que a redução na produção leva ao aumento dos preços, de acordo com a lei de oferta e procura.

Eulo lembra que a redução das vendas reflete diretamente na economia. Ele comenta que, sem vender, além de deixar de arrecadar com impostos, não há a contratação de mais profissionais e alguns ainda são demitidas. “Isso é uma cadeia, vai prejudicando todo mundo”, comenta. De acordo com o vice-presidente regional, não há muitas alternativas para aquecer as vendas. “Não há o que fazer a não ser promoções”, afirma.

Além do percentual de redução nas vendas, na reunião foi discutida a legislação do setor, como a questão do cartão ponto, entre outros. Ainda foi apresentada a estrutura da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (ExpoSuper 2012), que será realizada no período de 19 a 21 de junho de 2012, em Joinville. Na tarde de quarta-feira, também houve curso gratuito para os profissionais que atuam nas lojas de supermercados.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.