TV GC

Lages finaliza preparativos para Olimpíada do Conhecimento do SENAI

Cidade irá receber cerca de 200 competidores de 21 cidades do Estado na próxima semana

Educação - 06/09/2013 12:47 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Florianópolis

 Com 60% da estrutura montada até a manhã desta sexta-feira, equipes de trabalhadores aceleram o ritmo para deixar tudo pronto para a cerimônia de abertura da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do SENAI, que acontece na próxima segunda-feira, dia 9, em Lages. Até o momento, já chegaram 8 das 15 grandes unidades móveis do SENAI/SC, entidade da FIESC, que serão instaladas nos pátios para sediar as competições em algumas modalidades e também para servir de local para a realização de minicursos, palestras e workshops, que vão ocorrer até o dia 13. Estas unidades móveis, na prática, são salas de aula ambulantes, com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e tecnologias voltadas à aprendizagem industrial.

De acordo com Luciano Blauth, coordenador geral do evento, toda a infraestrutura deverá estar pronta até o domingo. Para isso, a montagem de cada componente está seguindo um rígido cronograma. Luciano explicou que ao todo serão 150 toneladas de máquinas e equipamentos, que virão de outras unidades do SENAI. Deste total, boa parte está sendo montada no Centro Serra, que sediará as provas em modalidades que requerem maquinário maior, como fresas e tornos convencionais e CNC (Controle Numérico Computadorizado), manutenção de aeronaves (até um avião modelo Bonanza está sendo montado e será utilizado nas provas naquela modalidade), eletricidade predial e industrial, mecânica de automóveis, costura, entre outras. Esta estrutura será utilizada por aproximadamente 200 competidores de 21 cidades do Estado.

Mais de 7 mil pessoas já estão inscritas para visitação do evento, e a previsão do SENAI é que este número chegue a 10 mil. "Teremos 15 ônibus para buscar alunos em escolas públicas e privadas de Lages e região. Isso sem falar nos grupos que virão de empresas", explicou Telmo Altair Coelho, diretor do SENAI Lages. Entre os colaboradores do sistema FIESC, chega a 600 o número de envolvidos diretamente na organização.

Junto ao torneio, a entidade promove a Mostra Inova SENAI que reunirá 13 projetos de inovação desenvolvidos por alunos e professores da entidade. Os projetos têm caráter ambiental, de inclusão e aumentam a eficiência nos processos. Entre eles, há o presunto de tilápia, desenvolvido em Chapecó, o carro elétrico, de Jaraguá do Sul, e o torno mecânico virtual, de Tubarão.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.