TV GC

Flores comestíveis são opção saudável e saborosa para o cardápio

Conheça as suas propriedades nutricionais e aprenda uma receita

Variedades - 24/09/2013 08:30 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Apesar de ter ficado um tanto escondida entre as nuvens de chuva que tomaram conta do Rio Grande do Sul nos últimos dias, a primavera começou oficialmente neste final de semana e a beleza da flores já está espalhada pelas cidades. Mas, além de bonitas, algumas espécies de flores são também comestíveis e, acredite, bastante saborosas.

— As flores podem ser usadas em pratos quentes, sobremesas, saladas ou até empanadas e fritas. Além de deixar o prato mais bonito, dão um toque suave ao paladar — explica o chef Leonardo Magni, do Mandarinier Gastronomia.

O uso de flores na culinária traz, ainda, benefícios nutricionais, de acordo com a nutricionista Hospital Paulistano, Mariana Thomaz. Ela aponta as propriedades de algumas espécies, confira:

Hibiscus
Comum em regiões subtropicais e tropicais, o Hibiscus, da espécie Sabdariffa, possui a antocianina, um potente antioxidante, além da vitamina C. As antocianinas diminuem o risco de doenças cardiovasculares, pois reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim). Uma forma de utilizar esta flor é por meio do seu chá, que estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido.

Calêndula
A flor de Calêndula é fonte de vitaminas A e C, carotenoides, fitoesterois e rica em flavonoides. Pode ser considerada anti-inflamatória, analgésica, expectorante, calmante e ajuda na regulação do ciclo menstrual, além de possuir poder cicatrizante, de acordo com a nutricionista. Suas pétalas podem ser utilizadas em sopas, omelete, arroz e sobremesas.

Capuchinha
A capuchinha é rica em vitamina C, que possui diversas propriedades, como antibiótica, expectorante, digestiva e diurética. É bastante utilizada na culinária pois tem um sabor picante. As flores podem ser postas de forma simples ou dobradas em saladas frias, sucos e finalização de pratos.

Fonte: ZH
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.