TV GC

UNOESC:Projetos envolverão 305 estudantes e 60 escolas públicas

Educação - 13/03/2014 16:33 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

SÃO MIGUEL DO OESTE

      A Unoesc está iniciando neste ano 16 projetos que beneficiarão 60 escolas públicas municipais e estaduais de 12 municípios localizados desde a região Meio-oeste até o Extremo-oeste. São projetos com duração de até quatro anos e que são desenvolvidos com recursos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As escolas são de Videira, Fraiburgo, Joaçaba, Herval do Oeste, Luzerna, Campos Novos, Capinzal, Ouro, Xanxerê, Chapecó, Maravilha e São Miguel do Oeste.

     As escolas foram escolhidas com base nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de modo a contemplar tanto escolas que apresentam baixos indicadores quanto escolas bem avaliadas, para que os projetos possam englobar casos de sucesso e instituições que demonstram dificuldade em melhorar seus índices de qualidade. Cada escola vai receber ao menos um estudante matriculado em Pedagogia, Letras, História, Educação Física, Artes Visuais ou Música.

     Esses estudantes auxiliarão em trabalhos relacionados ao planejamento do projeto pedagógico, análise do processo de ensino-aprendizagem e de casos didático-pedagógicos, discussão de referenciais teóricos, desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias e instrumentos educacionais, entre outras atividades.

       Conforme explica a coordenadora do Pibid na Unoesc, professora Regina Oneda Mello, o objetivo é promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores por meio da inserção de estudantes de Licenciatura em escolas públicas da Educação Básica. Ao total, o programa envolve hoje 305 estudantes da Universidade. Também participam dos projetos 61 professores das escolas beneficiadas, 16 coordenadores – um de cada projeto –, dois coordenadores de área de gestão e a coordenadora institucional do PIBID na Unoesc, totalizando 386 pessoas. Todos recebem bolsas financiadas com recursos do programa federal.

Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.