TV GC

Audiência debate sobre o curso de Medicina na UFFS em Chapecó

Educação - 17/05/2014 22:19 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Por meio da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a deputada Luciane Carminatti, juntamente com o deputado Volnei Morastoni, coordenou a audiência pública para apresentar as ações dos grupos de trabalho para a implantação do curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Cerca de 150 pessoas entre autoridades, representantes de entidades, professores e estudantes acompanharam o debate na noite de quinta-feira, 15, que abordou todas as ações para que fosse possível iniciar as aulas da Medicina em Chapecó já no dia 23 de fevereiro de 2015. Serão 40 vagas nesta primeira etapa e outras 40 para 2017.

“É uma conquista para o oeste catarinense, pois os nossos estudantes poderão ser médicos e atuar aqui na região. A UFFS tem a missão de formar profissionais com qualificação humana e social, buscando melhorar a qualidade de vida e gerar saúde para toda a população”, disse a deputada Luciane ao relatar o histórico e a luta de movimentos e entidades para a implantação da UFFS nos três estados do sul.


GRUPOS DE TRABALHO

As ações para a implantação do curso de Medicina na UFFS iniciaram em 2012, quando entidades, comunidade e a instituição se reuniram em audiência coordenada pela deputada Luciane. Foram criados cinco grupos de trabalho que se reúnem mensalmente para encaminhar os projetos: GT de Infraestrutura, Elaboração do Projeto de Residência Médica, Viabilização da Implantação do Hospital Ensino, Convênios e de Revisão do Projeto Pedagógico.


RESULTADOS

Como uma das coordenadoras do GT de Infraestrutura, a deputada Luciane apresentou as atividades para garantir todas as condições necessárias e atender a demanda de salas de aula, laboratórios, hospital ensino, ou seja, todas as exigências do MEC para aprovação do curso. “Conseguimos viabilizar recursos para o projeto do Hospital Ensino que será instalado em anexo ao Hospital Regional do Oeste, por meio de uma emenda do governo do Estado no valor de R$ 500 mil para o projeto arquitetônico”, afirmou Luciane.

O grupo de trabalho que discute Convênios negocia acordos com hospitais da região, para viabilizar a integração das atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência às graduações, programas de residência médica e pós-graduações.

A comissão que discute o projeto pedagógico tem a missão de definir os objetivos do curso, o perfil do egresso, a proposta curricular e a imersão dos estudantes no sistema público de saúde, visando formar profissionais que aliem qualificação técnica e humanista.

O GT dos projetos de residência médica elegeu como prioridade para este momento em Chapecó as especialidades em cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e traumato-ortopedia, além da medicina da família e comunidade.

 

Por fim, a comissão que coordena os trabalhos para a implantação do Hospital ensino buscará transformar esse espaço em um polo de formação de recursos humanos, referência assistencial na alta complexidade, no desenvolvimento de pesquisas, técnicas e procedimentos e na incorporação de novas tecnologias.


INGRESSO

 

A deputada Luciane lembra aos estudantes e comunidade que o ingresso ao curso de Medicina será pelo ENEM. As inscrições estão abertas somente até o dia 23 de maio, no site www.inep.gov.br.

Fonte: Ascom Luciane Carminatti
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.