TV GC

Lenços higiênicos que previnem DST: isso funciona mesmo?

Em agosto de 2014 desembarcou no mercado brasileiro uma nova linha de lenços que prometem higienizar a região íntima e proteger contra doenças sexualmente transmissíveis. Fique por dentro dessa história.

Ciência - 12/09/2014 00:00 (atualizado em 30/11/-0001 00:00)

Você já ouviu em Sex Wipes? Lançados recentemente por uma empresa brasileira da área de perfumaria, eles são lenços umedecidos destinados ao uso antes e depois da relação sexual. O produto foi aprovado no início do ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na categoria de higienização, porém o fabricante promete não só uma limpeza da região íntima de homens e mulheres mas também evitar que fungos e bactérias causadores de doenças sexualmente transmissíveis  (DST) se instalem ali. "Ele contém substâncias que estimulam a produção de micro-organismos responsáveis pela defesa natural dos órgãos genitais", garante Jairo Zig, diretor de comunicação e marketing da Florale, que desenvolveu o Sex Wipes. A ideia, segundo Zig, não é substituir o uso do preservativo  nem tratar pessoas que já tenham DST, mas contribuir para uma melhor higiene pessoal e reduzir o número de casos dessas doenças.

Na opinião do ginecologista Fábio Laginha, do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, a novidade é arriscada. "Vários trabalhos científicos já tentaram mostrar que a higienização previne DST, mas nenhum conseguiu provar essa relação", relata o especialista. Ele adverte que a limpeza em excesso da região genital até abre portas para infecções, já que retira a proteção natural da pele e aumenta o risco de microfissuras. O ideal, segundo Laginha, é higienizar-se normalmente - isto é, com água e sabão durante o banho. Com relação à prevenção de DST, o médico é categórico: camisinha sempre.

Fonte: Mdemulher
Envie suas sugestões de pauta para a redação
WhatsApp Business EXPRESSO D'OESTE (49) 99819 9356

Mais notícias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.